quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Sep,21..

happy bday, dear.


                                          dance me to the end of love

A canção do vd acima é de uma beleza.. além da minha capacidade de qualificar. Letra e melodia formam uma harmonia tão absoluta q vira uma coisa só.. Não consigo ter certeza de uma e de outra.. de seus limites. Como alguém pode conceber algo tão lindo? Acaba q nenhum clipe de vídeo me parecia estar à altura dela.. Depois de anos implicando com esse clipe, gostando apenas de um com performance ao vivo de cohen e sua dupla de backings maravilhosas (o qual não acho mais no yt), hoje.. parei pra dar uma olhada de verdade nesse vídeo.. e me cativou. Nunca tinha sequer entendido a mensagem, tal o meu empenho em não gostar dele. Redimindo-me. Redimindo-me.

Querido cohen - um fantástico presente recebido pelo mundo em 21 set de 1934 e q se foi em 7 de nov de 2016 - deixou uma obra de beleza inacreditável. Essa não é a única canção linda.. é uma das mais lindas, talvez a mais linda (opinião pessoal) mas há muitas maravilhosas. Pena q já não se ache clipe/vd de algumas.. Talvez tenham sido retirados do yt por questões autorais (suponho)..




                                                                  The Gypsy's Wife

Gypsys's wife em performance ao vivo é lindíssima.. mas infelizmente os vds q restaram no yt - se não me engano da última tour de cohen -, tem qualidade de imagem/som um pouco baixa. Então fica esse, um recorte do filme com Jolie/Banderas.

Esse cara transou com Janis Joplin.. Acho isso tão inacreditável. Amo Janis.. mas ela não era nenhum símbolo sexual.. tá, nem ele. Depois escreveu e lançou uma canção chamada Chelsea Hotel (espelunca onde todos se hospedavam e palco do evento kkk) e depois se arrependeu de ter sido tão vaidoso e se sentiu culpado por ter "usado" a popularidade de Janis. Bem cohen.




                                         in my secret life

Há q dar um desconto pro clipe dessa música q adoro. Era 2001.. todos pensando q o mundo mudaria tanto.. e mudou, mas não exatamente como pensavam. Os clipes tinham q parecer louquinhos.. o ser humano se olhava, acreditava firmemente nas mudanças.. o mundo dava um salto. Dava nada, a não ser em tecnologia. Mas isso já vinha de muito. Enfim, época de clipes ambiciosos e pedantes e, muitas vezes, incompreensíveis.


Não achei vd mto bom com Leonard pra essa, e como a interpretação de Sophie Zelmani para ela é fantástica, vale deixar o registro com Zelmani. 


                                          Waiting for the miracle to come






Famous blue raincoat é uma canção conhecida, porém poucos sabem q Cohen é o autor,




e, impossível deixar de fora uma das canções mais reproduzidas em filmes - nos mais variados tipos de cena. Gravada por quase 200 intérpretes em diversas línguas, essa também, apesar de conhecidíssima, só há pouco as pessoas foram tomando conhecimento de q é de Leonard. Inclusive muitos pensavam q fosse uma canção de cunho religioso..  quer dizer, achavam mesmo q era de culto.
Lançada em 1984, tornou-se mais conhecida após cover de John Cale e mais ainda após a versão gravada por Jeff  Buckley, em 1994 (esta aclamada pela crítica, e q eu acho detestável). E, claro, popularizou-se com performances ao vivo e versões posteriores gravadas pelo próprio autor. Consta q Cohen levou um ano para compô-la.. um ano difícil, segundo ele.

                                          Hallelujah


                                       ******** **********

obs.1: Cohen, além de cantor e compositor era poeta e escritor. Iniciou-se na carreira musical após os 30 anos, já como escritor e poeta consagrado (nada conheço de sua obra literária não-musical).

obs.2: o vd de que falo no começo do texto, da canção Dance me to the end of love, é esse, abaixo. yt forçou-me a enxergá-lo.. thank god. Como o texto começou a ser construído usando como argumento a ausência dele.. preguiça de mudar o texto, mas ele é imperdível.. coloco-o aqui Adoro essa performance de Cohen para essa canção.

obs.3: não sabia da existência de cohen até 2010; tomei conhecimento com “dance me to..." por obra de uma amiga. Logo em seguida "In my secret.." através de um querido amigo. A partir dali fui descobrindo sua obra explêndida. Creio q ele não era mto divulgado no br.




https://in-tolerancia-ansia.blogspot.com/2017/09/sep21.html

Referências
1 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonard_Cohen, consultada em set,19-2017
2 - http://www.leonardcohen.com (site oficial de cohen), consultado em set,19-2017
3 - Vídeos acervo yt
4 - Há info de outras fontes, das quais já não tenho a referência.

Nenhum comentário: