sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

bicho-preguiça e urso

o bicho-preguiça tem uma carinha linda - semelhante à de uma foca bebê ou ursinho - só que meiga.. muito meiga, e é absolutamente pacífico. Mas a este coube um nome desairoso e um certo..  desprezo.. enquanto ursos e outros animais agressivos.. foram transformados em pérolas do querer.. em companhia eterna da meiguice das crianças.. Isso existiu desde sempre.. e nunca vai ter fim... Falar, por exemplo, a título de explicação para o fenômeno, que as preguiças são animais da américa do sul e não da europa e outras partes do mundo é apenas colocar um dado no assunto; a diferença entre um e outro é o q foi feito, ou não, com a imagem de cada um, pelas pessoas de uma e outra região geográfica, afinal os ursos estão também em regiões menos favorecidas  do mundo. O que vemos não é o que existe.. é o que nos deixam ver.. O q nos mostram ou fazem ver.

É marketing, e este é mto mais q suas técnicas.. e tecnologias. Marketing é a idéia.. é a cabeça do humano que o arquieta e manipula. Por exemplo, Dra. luislinda, num bom “emprego”de mais de 30 mil reais/mês, dizer-se escrava num país onde a quantidade de miseráveis trabalhadores não é pequena foi tão absurdamente agressivo q o mínimo q conseguiu foi deboche, disfarçando a vontade que tantos tiveram de demonstrar-lhe reação bem mais severa. Já, Paulo Salim Maluf, acusado e condenado antigo, pelo exato mesmíssimo crime q a lavajato investiga e condena, driblador da justiça via recursos protelatórios de todo tipo há anos, aproveitou diversas oportunidades para dizer (e divulgar) q seu nome não estava na lavajato... E fazia rir.. Não angariou para si a raiva que luislinda conseguiu.. Fez rir, fez pensar.. Diferença mínima entre as duas situações.. o que maluf disse é verdade. Pode ser ridículo, pode ser nonsense.. mas é verdade. O q luislinda disse..não.

E entre a preguiça e o urso? Onde estão a verdade/mentira q respalda sem ofender.. ou ofendendo menos? Na base concreta do construto afetivo..
Senão vejamos.. Maluf foi eleito quantas vezes.. faz parte da afetividade das pessoas, queira-se ou não. Usou, a seu favor, o slogan de ademar: “rouba mas faz” que hoje pode parecer indecente, mas foi usado num momento em que atendia bem à mentalidade nacional (ávida por realizações..num momento em q a fama de políticos era a de nada fazer..) e convenceu já q em caso de acusação de roubo, ele estaria sendo qualificado como uma pessoa honesta “que diz a verdade”, tanto q está na política há trinta anos, fez crer a  inúmeras pessoas q é alguém que vale a pena. Dra luislinda, saiu de onde?? De algumas aparições na tv.. em programação política e talk shows.. se valendo sempre de uma trajetória de quem muito tinha trabalhado e se esforçado para conseguir o q havia conseguido. E o que fez com o construto que mal iniciara a desenvolver na mentalidade dos não-muitos q a conheciam à distância? Demoliu-o, colocando o ato de trabalhar, de ser trabalhadora incansável (que afinal a haveria guindado a uma posição invejável sendo mulher, negra, etc etc) como uma situação lamentável de escravidão.. e portanto, de ser forçada.. de ser explorada e não do gosto pelo trabalho: o oposto de trabalhar infatigavelmente por esforço pessoal para melhoria de si próprio, que a levara a ser respeitada por quantos a ouviram narrar sua história pessoal. Desmentiu-se.. Levou a duvidarem de sua veracidade (E isto ainda nem abrange a ofensa q é considerar-se mal paga por 30mil dinheiros num país como o brasil). Virou contra si tudo que a fizera grande.. A construção afetiva da labutadora incansável.. ruiu.

Do bicho preguiça e do urso, já q não se lidaria com os animais verdadeiros.. bastou mostrar um animal atiradão..  muito lento, dorminhoco, de unhas imensas.. - e que, ou agressivo ou, já q pacífico, aparentemente sem necessidade, Então estariam ali por puro “descuido” fruto da inércia, da lentidão.. e, portanto, como característica negativa. As unhas são verdadeiras (tem caráter preênsil), o pacifismo é verdadeiro, a lentidão é verdadeira. Apenas não se fez propaganda dela como bonitinha, com imensos olhos, ou meiga.. e pacífica, tranquila, paciente. Os pontos positivos das MESMAS características.. E ainda foi nomeada de uma forma que não ajudou muito. O urso dispensa comentários.. Belo (?) trabalhador (pesca, caça) ataca pessoas apenas se necessário.. no mais é um amigão..  - houve certa desconfiança neste ponto, já q foi criada a figura do “amigo-urso”, e do “abraço de urso”.. Mas essa desconfiança não foi suficiente para “desconstruir” - sentido literal, pfavor - a imagem de amigão. De bom sujeito. De meigo acompanhante do sono das criancinhas. E houve investimento, claro. Houve grana no mkt do ursinho.. E colou. (Já foi um problema, e ainda é, às vezes em algumas regiões do mundo, convencer turistas de que ursos são perigosos.. O construto do meigo ursinho bom-sujeito-de-pelúcia entre os brinquedos.. jamais nos abandonará).

O que sabemos do que vemos? É algo que teremos q nos acostumar a procurar.. a olhar mais adiante..,  muito mais ainda em tempos de internet. Temos que crescer. Marketing é uma excelente ferramenta, é muito antiga, e vem sendo aperfeiçoada aceleradamente. Não temos que culpar os outros pelo que não vemos, se olharmos apenas o que nos mostram. Sejamos sujeitos da ação. Marketing não é vilão.. é instrumento valioso do homem.. um instrumento admirável.

obs.: a comparação entre os dois animais e a comparação entre maluf e luislinda refere-se unicamente à relação entre o marketing utilizado por cada um.. sem qualquer ideia de representação/comparação entre os seres.

https://in-tolerancia-ansia.blogspot.com/2017/12/bicho-preguica-e-urso.html

Nenhum comentário: