terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Não basta derrubar as cercas do latifúndio..., segundo o ministro.

Segundo Patrus Ananias (PT/MG), em seu discurso assumindo o Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA), hoje,  6 de janeiro: “Não basta derrubar as cercas do latifúndio. É preciso também derrubar as cercas que nos limitam a uma visão individualista e excludente do processo social”

O ministro está, se não me engano, de uma certa forma repetindo, sem citar, uma expressão do discurso da presidente.. a "alma coletiva". Afinal as cercas - individualistas ou não - protegem os limites individuais.. só que mais do que suprimir limites, o ministro fala em derrubar.. o que certamente leva a pensar em violência..  Bem, o palavrório é dos maiores.. e, não completamente compreensível.. Afinal, quando não revoga o direito à propriedade (posse da terra) mas diz que ele deve se adequar a outros direitos fundamentais, "ao interesse público e integral do Brasil", está falando de quê? Há leis.. e os direitos são assegurados por essas leis, ou limitados por elas... Essas interpretações.. devem ser explicações para o MST? Estará adiantando a defesa de ações daquele grupo? Quando os discursos citam princípios constitucionais.. pode-se saber que é problema. Citar princípio é boa maneira de escapar aos verdadeiros limites estabelecidos pelas leis.

Patrus Ananias faz parte do time do "eu não sabia".. e, como tal, perfeitamente talhado para integrar equipes tanto de Dilma quanto de Lulla. Afinal, foi assim que passou intrépido pela "Operação Fariseu" de 2008 (investigações desde 2004). A situação ocorria no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), ligado a seu ministério à época - Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Houve o desvio de 4 BILHÕES, mas ele não sabia de nada. Pois é.

Com tal característica não é de surpreender que integre o "novo" ministério de Dilma, em pleno "período do eu não vi"." Eu não sabia". "Esse período não é meu.. Eu só estive lá depois"...

*citação de P Ananias faz parte do texto de Edgar Lisboa, neste link:
http://www.edgarlisboa.com.br/noticias-2/patrus-ananias-defende-funcao-social-da-terra-ao-tomar-posse-no-mda/

Nenhum comentário: