quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Em 2015, muitas Donas Ruth nas galerias do Congresso...


A imagem emblemática de 2014, para mim.. é esta.
Dona Ruth, uma aposentada de 79 anos, levando uma gravata de um segurança do Congresso Nacional. 



A imagem é uma representação perfeita da situação povo/governo vista através da votação que ocorreria naquela tarde de dezembro. É claro que dona Ruth representa o povo, e o segurança o governo com seu monopólio da violência. Só que a representação é muito mais significativa do que isso; o projeto, - a votação dele no dia 2 -, era, em si, a gravata no pescoço do povo. E, portanto, não por acaso, a cena acabou por plasmar-se em ondas de violência no entorno.

Alguns deputados e senadores - e de todos temos a imagem muito nítida em gravações de vídeo - com veemência, exigiram a retirada das poucas pessoas que estavam nas galerias para assistir. Deputados (alguns) e Senadores (alguns) exigiram que além da possibilidade de decidir os rumos da nação, ou seja, na prática o dinheiro no bolso do povo, pudessem fazê-lo quase em segredo.. sem
serem perturbados pela presença incômoda dos senhores da casa. Ou seja, se apoderaram da casa, botando seus senhores a correr e, porquanto esperassem para assim que possível proceder ao engravatamento legal do povo, para chegar isso, engravataram então fisicamente, o povo.. através daqueles que mais proximamente dali, ousassem sê-lo.

Triste dia, lamentável episódio. É de se esperar que aqueles que não suportaram o povo na casa do povo, que não o querem lá, tenham a dignidade de reconhecer que não estão aptos a prosseguir com essa relação. Mas - isso, talvez seria esperar demais -, então, caso não aconteça, é bem possível que o povo queira, no momento certo, recolocar a situação no devido lugar. Afinal, a cada mandato, quem permite ou não que estes parlamentares entrem na casa do povo... é o povo.

Obs.: não detenho a propriedade sobre as imagens aqui publicadas.

Nenhum comentário: