segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Entrevista de Venina - verdades, pupilas e dúvidas.

Li em pelos menos dois sites que Gloria Maria (Jornalista Global) teria tecido considerações, no programa de Serginho Groisman - "Altas horas" - a respeito da entrevista que fez com Venina. Teria, mais ainda, discorrido sobre o caráter da moça por considerar que os anos como entrevistadora a tenham (a ela, Gloria) tornado experiente o suficiente para "conhecer"... as pessoas.

Diria que isso é meio... chute. Nada há que nos instrumente a saber o que é verdade o que é mentira nas histórias dos outros. Se assim fosse... quanto tempo perdido e incompetência teríamos na organização de nossa Justiça. Para conhecer a verdade e  punir culpados, bastaria que contratássemos algumas pessoas como Gloria e pronto. Rápido e fácil, tudo resolvido.

Mas, independentemente das aptidões de Gloria Maria para saber o que vai dentro de alguém, o que me chamou atenção, entre outras coisas, na matéria da entrevista, foi, no final, quando além da foto de Venina - uma má foto, um close do rosto com a cabeça levemente inclinada pra frente de forma que o olhar ficou fortemente emoldurado pelas sobrancelhas; um conhecido olhar de vilão e sabe-se que na mídia as fotos são escolhidas a dedo para expressar mensagens -, numa imagem tão evidente
quanto aquela, porém muito maior, como background total, havia o super close de um olho de Venina. Onde se percebia a pupila aumentada.

Bem, se, como li, Gloria Maria realmente disse ter plena confiança em que Venina só disse verdades e que é uma pessoa correta, ao que parece tentando lutar pela reconstrução da Petrobras.. alguém na edição, na direção.. parece ter tentado criar pelo menos uma dúvida.

Não estou aqui discutindo se Venina teria dito ou não verdades. Assinalo apenas que o tom das imagens no encerramento da entrevista mostra uma pupila dilatada, um dos indicadores de que uma pessoa pode estar mentindo.

Uma pista sobre a boa impressão gerada em Gloria Maria pode ser encontrada no fato de que a entrevistada a escolheu - por ser uma das repórteres de maior credibilidade (segundo li que ela teria dito) - para entrevistá-la. Mesmo que inconsciente e inocentemente não seria esse um excelente motivo gerador de boa impressão?

Sites em que li a respeito das declarações de Gloria Maria
http://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/12/gloria-maria-globo-diz-sobre-venina.html
http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/gloria-maria-fala-sobre-entrevista-com-ex-gerente-da-petrobras-nao-houve-combinacao/2014/12/23-224821.html

OBS,: quando assistir ao vídeo com a manifestação de Gloria Maria, quem sabe modifique minhas impressões.

Nenhum comentário: