quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A pressão, os malfeitos, o medo: salve-se quem puder..

Todos parecem ter esquecido que a delação premiada vinha funcionando muito bem. Oferecia, por si só, todos os elementos necessários para desbancar diretoria e presi da petrobras. Delação premiada não inclui bate-boca, "sim e não", "tá mentindo. Não eu não tô quem tá é ela", "eu te processo. Não quem te processa sou eu".. etc. Acho que é possível entender o ponto.

Essa moça fez uma denúncia porque acreditou ou soube que malfeitos anteriores apareceriam e tentou se garantir. Não estou falando de dolo. Estou falando de malfeitos que acontecem no trabalho, de erros.. e mais ainda se for num ambiente de pressão como parece ter sido o da petro.. e não só nos últimos anos.. Coisas a que alguém pode ceder num momento porque na hora não há muito como escapar, ou parece não haver.., e depois, somados todos os detalhes.. pesa, assume o verdadeiro caráter grotesco que possui, visto no conjunto de uma perspectiva ampla de corrupção.
  
Nada disso tira a responsabilidade dos culpados - todos aqueles que já se conhecia, e os que ainda se viria/virá a conhecer - mas, e aí reside um ponto importantíssimo, pode sim, desfocar a atenção que se mantinha na delação premiada. Isso, se  não ofertar algum subterfúgio que, no mínimo, estenda o
tempo.. e proporcione escapar ilesos a certos envolvidos.. sabe-se o que prazos e adiamentos podem fazer em questões da Justiça. Mais ainda quando envolve processar políticos de  cargos eletivos.

Isso seria asqueroso. E mais ainda quando ela é transformada em heroína por uma parte da mídia e vilã por outra. Isso também nas redes sociais. E ela não é nenhuma das duas. É uma criatura que correu pra salvar a própria pele. Não como dizem/pensam alguns para não perder a vida como Celso Daniel.. não perder a vida por causa de denúncias..  Não. Ela correu porque quis sair na frente dos malfeitos seus, que poderiam/seriam associados a seu nome. Parece haver documentos da época provando isso. Ou melhor, se isto é verdade, necessariamente haverá documentos comprovando. E já estava demitida. Não tinha o emprego a perder.. teria seu nome e dinheiro a devolver.. 

Insisto, isso não tira as responsabilidades dos "vilões" anteriores. Não elimina nada do que já se tinha. Mas também não acrescenta. Essa moça apenas seguiu o conhecido - "o ataque é a melhor defesa" - e saiu se defendendo como pôde.

Espero que ela não arruine com sua ação, a possibilidade que se tinha/tem de fazer uma "limpeza" na petrobras..  Estava acontecendo, acho, de se processar "os cabeças" que por si mesmos se ofereciam em sacrifício porque não tinham saída. 
As listas parece-me indicavam políticos e donos de empreiteiras.. Os citantes são diretores e é de se pensar que chegaria até um nível de gerência. Não tenho como saber mas nada ouvi sobre técnicos, de um nível menos privilegiado.
Alguém é ingênuo o bastante para pensar que os técnicos não sabiam, não viam, não tinham que assinar documentos relativos aos acontecimentos? É uma área eminentemente técnica. Mas, eles não são todos gerentes... 

A quem essa moça conclama para segui-la nessa denúncia de tempo oportuno? Sim, porque antes, empregada, a fez só internamente, para aqueles que estariam, eles mesmos, envolvidos nas situações(!?)..  A quem? Pessoas que tinham ainda menos alternativa, estavam entre o mar e o rochedo...  Ela estava em outro patamar... e ainda assim parece ter tido de ceder a pressões... Por que será que os técnicos não a seguem? Esse é um ponto que deveria fazer parte da reflexão de todos..

Essa moça terá a sorte (ou fez parte do cálculo de risco?) de que tudo contra si ficará por conta da fama (e capacidade) de destruir reputações que o pt tem...
Ou não. Na mídia e redes sociais, sem dúvida. Mas se for encaminhado devidamente o processo administrativo que devia ter sido encaminhado à época, ela terá um prejuízo importante e a mídia não vai salvá-la disso.
Bem foi uma troca ou, pelo menos, uma busca do menor prejuízo. Acho.

Nenhum comentário: